terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mudando a cor dos carros


Mudar a cor do carro é fácil: Basta ir a um Pay n' Spray e ele estará com outra cor, ué.
Certo. Mas, você já pensou em trocar alguma cor do carro que você não gosta por outra? (preto, por exemplo).
Já pensou em mudar a cor da ambulância? Do carro policial? Dos veículos que você gosta?

É fácil. Siga o tutorial abaixo.

Vá no diretório do seu GTA (Vice City ou GTA3, ainda não testei no San Andreas), e na pasta "Data", abra o arquivo Carcols.dat (como exemplo, peguei o GTA3, mas funciona no Vice City também):


Abra-o no bloco de notas. Se aparecer a mensagem da imagem abaixo, marque a opção "Selecionar programa em uma lista" e dêOk. Depois, procure o Bloco de notas. Selecione-o e clique Ok.Depois disso, o arquivo estará aberto e é a partir daí que você mudará as cores:



Vá indo mais embaixo até achar os nomes dos carros e ao lado deles, alguns números. A lista começa e termina onde está digitado "End". No topo do arquivo, você verá que tem alguns números na esquerda e qual a cor que ele é no lado direito. As cores de 0 a 10 são :

0 = Preto1 = Branco2 = Azul3 = Vermelho5 = Azul escuro6 = Roxo7 = Amerelo Táxi8 = Azul Claro9 = Azul claro Com cinza10 = Dark (sinceramente, eu não sei que cor é essa e nem sequer faço idéia)

E os derivados das cores:

11 a 20 são os tipos de Vermelhos ou derivados da cor Vermelha
21 a 30 são os tipos de Laranjas ou derivados da cor Laranja
31 a 40 são os tipos de Amarelos ou derivados da cor Amarela
41 a 50 são os tipos de Verdes ou derivados da cor Verde
51 a 60 são os tipos de Azul ou derivados da cor Azul
61 a 70 são os tipos de Roxos ou derivados da cor Roxa
71 a 80 são os tipos de cinza ou derivados da cor cinza

Agora, escolha o carro que você quer mudar a cor e apague os números do seu lado (como exemplo, selecionei o Banshee):


Agora, você vai colocar as cores que você quer. Vamos ver um exemplo:

banshee, 7,2

No exemplo acima, coloquei o Banshee com a Carcaça amarelo-táxi e a faixa azul.

Mas, como eu sei que é amarelo-táxi e a faixa azul? Simples:

banshee, Cor da carcaça,cor da faixa (alguns carros não tem).

Alguns carros, mesmo não tendo faixa, é obrigatório colocá-las, pois o jogo pode travar.
  • Eu gosto das cores originais, também. Eu posso adicioná-las, sem excluir as demais?
Pode, sim. Vamos criar um exemplo, com o Banshee novamente:

banshee, 54,1, 14,1, 52,1, 61,1, 43,1, 51,1, 12,1, 11,1[Dê um espaço]0,0

No exemplo acima, eu adicionei a cor preta no carro, sem tirar as demais:


Você pode mudar a cor que quiser do veículo. Esse tipo de modificação não causa nada ao jogo.

  • AAAH... modifiquei e quero as linhas de volta!!!
Faça sempre um Backup antes de modificar algo. Assim, se der algo errado, você já tem o original para jogar normalmente.

  • Eu troquei a cor do Dodo do GTA3/Taxi do GTA VC e ele não mudou de cor. Por que??!! = (
Há certos carros cujo a cor dele é a textura. Então, não se espante se ver que eles não mudaram a cor.

  • Coloquei meu carro com a cor que eu adicionei na garagem. Agora eu coloquei o carcols.dat original de volta. Vai dar erro?
Vá tranqüilo. Não acontece nada, e seu carro continuará com a mesma cor. ;)
Na imagem abaixo, estou mudando a cor da ambulância (Carcaça azul-escura com uma faixa amarela):


Nesta imagem, estou adicionando uma cor ao Banshee (carcaça verde e faixa laranja):


Depois que fizer as alterações, salve e abra o jogo:


Aqui, você pode ver o resultado da minha ambulância:


E aqui está a ambulância original:



Nenhum comentário:

Postar um comentário